Roubei-te um sorriso – Maria João Costa

O que tem de simples tem de “descabido”, a ideia é correr pelas ruas de Lisboa com mensagens positivas nas costas. Um papel, dois alfinetes e uma caneta preta é o material necessário para roubar sorrisos.

Já há algum tempo que queria ter feito isto, mas só agora é que coloquei em prática. A ideia a ficou guardada numa gaveta, mas só agora é que resolveu sair de lá com um alerta, “Vá Maria, mexe-te! Vamos fazer coisas bonitas”. E fui.

O que é que eu fiz exatamente? Bom, fui correr, fazer exercício, com uma frase nas costas, “Roubei-te um sorriso”, e a verdade é que consegui roubar muitos. Sempre que olhava para trás via pessoas a sorrir, a deixarem-se contagiar, e isso fez com que valesse a pena. A vergonha que podia sentir minutos antes de sair de casa, desapareceu por completo quando percebi que estava a conseguir atingir o objetivo principal, fazer sorrir.

“Roubei-te um sorriso”, é o mote de algo que eu quero fazer acontecer, quero que cresça e que chegue ao maior número de pessoas possíveis. Sempre que for correr pelas ruas da capital, vou levar uma mensagem nas costas, frases curtas, simples, que têm como único objetivo despertar um sorriso em que as lê. E se por acaso estiver muito distraído, eu coloco-me mesmo à sua frente, para o despertar.

Se me vou cansar antes de isto começar? Se vai valer a pena? Se vai durar muito? Valer a pena, já valeu, se me cansar caminho, e se durar pouco, pelo menos existiu, e não ficou guardado na gaveta.

Quem quiser acompanhar a ideia, é só seguir no tumblr http://amariajoaocosta.tumblr.com/, e esperar que eu não me canse!

IMG_2015

 

Crónica de Maria João Costa
Oh não, já é segunda feira outra vez!